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quarta-feira, 24 de abril de 2013


REFLEXÃO
Mídia Educação no contexto escolar: mapeamento crítico dos trabalhos realizados nas escolas de Ensino Fundamental em Florianópolis

      As diferentes mídias existentes na atualidade em nosso cotidiano transformou a maneira das pessoas, da sociedade em seus diferentes níveis e ambientes de se comunicarem, modificou padrões de comportamentos e valores humanos. Toda a velocidade e a eficiência dos meios de comunicação, das novas mídias, cada vez mais sofisticadas também estão inseridas na educação e podem e devem ser utilizados gradativamente nas práticas pedagógicas escolares.
         De forma que, é essencial uma reflexão pelos professores da maneira como podem utilizar esses instrumentos como computador, o rádio, a televisão, o material impresso e oral, o telefone e outros, para que contribuam enriquecendo o trabalho pedagógico num ensino em que “.... os jovens precisam não só de aprender a ler, mas também a escrever através dos meios de comunicação do seu tempo.” (BUCKINGHAM, 2003, P. 14). Capacitando assim, os alunos a analisar, selecionar e avaliar quais as mídias mais adequadas a serem utilizadas e as desnecessárias em suas vidas. Como também, adquirir habilidades de manusear os equipamentos e de produzir materiais como vídeos, jornais impressos e orais, por exemplo.
          Conforme o autor do estudo, em pesquisa de campo realizada nas escolas particulares, públicas (estaduais e municipais) na cidade de Florianópolis, com o objetivo de mapear as atividades desenvolvidas com as mais diversificadas mídias no ensino fundamental, foi constatado as diferenças de acesso ao uso das mídias e os diferentes níveis de exploração destes recursos. A capacitação dos professores ou o tempo disponível insuficiente para a preparação das atividades e o conhecimento técnico limitado da operacionalização dos equipamentos foram aspectos importantes observados. Visto que, as atividades realizadas pelos profissionais nem sempre demonstraram o desenvolvimento de uma abordagem mais complexa dos conteúdos midiáticos, o consumo e a produção criativa por parte dos alunos. Isto é, questionamentos e análises sobre as mensagens implícitas nos materiais trabalhados, como os objetivos das forças ideológicas políticas, econômicas e sociais influenciando a criação dos materiais utilizados nas atividades e consequentemente a vida das pessoas, nem sempre foram abordados.
           De maneira que, as tecnologias estão inseridas em todas as instituições de ensino em diferentes níveis do processo ensino aprendizagem. Este que, precisa evoluir do uso das mídias para uma produção crítica e reflexiva por parte dos alunos mediados pelos professores.

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